30 de out. de 2010

Crônicas do Mundo Emerso 3 - O Talismã do Poder


Neste último livro da trilogia creio que a autora se perdeu um pouco. Ao contrário do livro anterior este perdeu completamente o rítmo. Não quero dizer com isto que o livro é ruim mas que uma boa quantidade de páginas é dispensável.

Enquanto estava lendo o livro resolvi navegar pelo site da autora, muito bom por sinal. Mas qual não foi minha surpresa ao ler um link que infelizmente revelou uma grande e inesperada surpresa que iria se dar ao longo da história. Um erro terrível. Não estou dizendo que cliquei no link e depois li uma página do site. O próprio link, com apenas quatro palavras, estragou tudo. Assim vai um conselho a quem irá ler a trilogia: não naveguem pelo site da Licia Trosi a não ser que desejam antecipar grandes revelações da trama.

A grande, cansativa e tediosa missão da protagonista Nihal também o é para o leitor. Tirando as 50 páginas finais, toda a missão foi transmitida de uma forma minuciosa demais, fazendo a trama se tornar muito tediosa e repetitiva.

O alto nível do vocabulário continua e a precisão dos ambientes é uma grande atrativo.

Deixando de lado a parte que não me agradou posso dizer que o desfecho da história compensou. Eu temia um final clichê e altamente previsível. Mas não foi o caso. As grandes revelações e principalmente a mensagem transmitida valem cada palavra das 418 páginas. Ficamos conhecendo profundamente cada personagem. A autora nos coloca em um nível onde podemos refletir muito sobre nosso próprio mundo e reavaliar as pré concebidas definições do bem e do mal.

0 comentários:

Postar um comentário